Trolleybus - Bondes - Ferrovias


Apresentação
Textos
Ilustrações
Fotografias
Links
Contato
Home


ILUSTRAÇÃO: Sylvio Prestes

MODELO: Trolleybus Fiat

ORIGEM: Rio de Janeiro - Rio de Janeiro


HISTÓRICO: O sistema de trolleybus do Rio de janeiro, foi inaugurado em 3 de setembro de 1962 para susbstituir os bondes da zona sul da cidade, sendo operado pela CTC, Companhia de Transportes Coletivos pertencente ao governo do antigo Estado da Guanabara. Foram importados da Itália, 200 trolleybus Fiat e durante o desembarque no Porto do Rio de Janeiro, um dos veículos se soltou das amarras e mergulhou na Baía de Guanabara, inutilizando-o completamente.

Todas as linhas partiam do terminal da Erasmo Braga, no centro da cidade onde atualmente situa o edifício garagem Menezes Cortes para os bairros do Flamengo, Botafogo, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa, Urca, Cosme Velho, laranjeiras, Catete e Glória.

No início de 1966, a cidade do Rio de Janeiro foi devastada por um violento temporal provocando a paralisação da maioria das linhas. Após a catástrofe, não houve interesse em retornar com o serviço em sua totalidade e em 1967, todos os trolleybus foram transferidos para a zona norte da cidade, operando a partir do bairro de Vieira Fazenda com destino aos bairros da Penha, Méier, Madureira, Cascadura e Jacarepaguá.

Em 1971, o sistema da zona norte foi suprimido e alguns veículos foram convertidos para tração a diesel. Foi uma experiência fracassada pois, por um erro de projeto, colocaram um motor muito fraco para impulsionar um veículo equipado com uma carroceria muito pesada. Eram conhecidos como “Transplantados”.


FOTOGRAFIA: Acervo de Allen Morrison. Fonte: Electric Transport In Latin America
http://www.tramz.com 


2005 - Trolleymania - Todos os direitos reservados
Produção: É Isso Aí!