Trolleybus - Bondes - Ferrovias


Apresentação
Textos
Ilustrações
Fotografias
Links
Contato
Home


ILUSTRAÇÃO: Sylvio Prestes

MODELO: Locobreque Kerr Stuart - Tipo 0-4-0 - Tração à vapor

ORIGEM: Paranapiacaba - São Paulo


HISTÓRICO: Esta locomotiva pertenceu ao antigo sistema funicular de Serra Nova, entre Paranapiacaba no município de Santo André e Piassagüera no município de Cubatão, construído pela antiga a SPR, São Paulo Railway. 

Foi projetada para vencer os quase 800 metros de altitude da Serra do Mar, empurrando vagões e carros de passageiros, utilizando um interessante sistema de tração. Neste trecho, dividido em 5 patamares, um cabo de aço sem fim circulava entre os trilhos, acionado por máquina a vapor estacionária em cada patamar. Cada locobreque utilizava um sistema de garras que se prendia ao cabo de aço, auxiliando a subida da serra.

O sistema funicular de Serra Nova foi inaugurado em 1900 para desafogar o sistema funicular de Serra Velha e expandir o tráfego ferroviário entre o Porto de Santos e o interior paulista. Foi desativado em 1982 e atualmente, a antiga casa de máquinas do 5º patamar, em Paranapiacaba, foi transformada em museu sob a administração da ABPF-SP. O restante do trecho da Serra do Mar está abandonado e coberto pelo mato. Sobraram algumas locobreques sendo que a de prefixo nº 4 foi restaurada e encontra-se em exposição no Memorial do Imigrante, na cidade de São Paulo.

FOTOGRAFIA: Acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - São Paulo
http://www.abpfsp.com.br


2005 - Trolleymania - Todos os direitos reservados
Produção: É Isso Aí!