Trolleybus - Bondes - Ferrovias


Apresentação
Textos
Ilustrações
Fotografias
Links
Contato
Home



IMAGEM: J.R. Williams - Acervo de Allen Morrison -
http://www.tramz.com 

DATA: 1957

MODELO: Trolleybus Vetra VBR 

LOCALIZAÇÃO: Praça Araribóia - Niterói - RJ

HISTÓRICO: Outra rara imagem colorida de um trolleybus Vetra VBR, do sistema de Niterói.

Em 1952, surge o projeto de implantação de um sistema de trólleybus na cidade de Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Encomendaram à Vetra, na França, 45 trolleybus modelo VBR. Porém o projeto é abandonado e os veículos, já encomendados são transferidos para Niterói, na época, capital do Estado onde havia também, um projeto de implantação.
A inauguração do sistema de Niterói ocorreu em 21 de novembro de 1953, sendo o terceiro no país, logo após São Paulo e Belo Horizonte.

Em 1958, a SERVE - Serviço de Viação de Niterói a São Gonçalo vende para o o SINE - Serviços Industriais do Norte do Estado, do município de Campos, RJ, 9 veículos de sua frota para substituirem os bondes. A inauguração do sistema de Campos ocorreu em 29 de junho do mesmo ano.

A extinção dos dois sistemas ocorreu no ano de 1967 sendo o de Campos em 12 de junho e o de Niterói em 10 de novembro. Todos os veículos foram para a Usina Siderúrgica de Volta Redonda, RJ para serem desmontados e servirem de matéria prima.


2005 - Trolleymania - Todos os direitos reservados
Produção: É Isso Aí!